Blog

10/08/2017

Qual é a origem do coaching?

Como surgiu essa metodologia que desenvolve competências, habilidades, e estimula o desempenho das pessoas.

Coaching é uma antiga palavra anglo-saxônica que surgiu em 1500, na Inglaterra, para denominar aquele que conduzia uma carruagem. Já em 1850, a palavra coach era utilizada nas universidades inglesas para nomear o tutor de um aluno, responsável por orientar seus estudos. 

Em 1950, o conceito de coaching foi inserido na literatura dos negócios como uma habilidade para gerir pessoas. Na década de 1980, nos Estados Unidos, já aparece como atividade profissional, incluída nos programas de liderança. A partir de então, o coaching manifesta-se como uma metodologia extremamente poderosa e assertiva. Melo et al (2012, p. 05) descrevem o cenário da época:

 A economia nesse período sofreu uma ampla expansão do setor de serviços, com o rompimento nos padrões de produção e um aumento de complexidade social e econômica. A era da informação suplantou a industrial e os administradores passaram a sentir que o conhecimento teria um valor superior para o capital na geração de riqueza. 

Ativos do conhecimento em breve pesariam mais para uma empresa do que ativos de capital. Basta lembrar que os anos 90 conheceram a euforia das empresas ponto.com, na qual o maior valor da empresa eram seus empreendedores com seu talento.

Durante os anos 90 esse assunto começou a tomar mais corpo nos programas de treinamento informais que começaram a surgir, bem como em poucas universidades, como disciplinas optativas e, em algumas associações profissionais.

Inicialmente, o coaching era uma atividade mais informal em que algumas pessoas, pela experiência, confiabilidade ou capacidade de estabelecer isenção de opiniões, eram procuradas por outras para debater problemas, dividir pontos de vista ou conversar sobre questões pessoais ou profissionais.

Essas pessoas também eram vistas como empáticas. Assim nasceu essa nova atividade profissional: o coaching (KRAUSZ, 2007, p. 24).

O coaching é útil para desenvolver competências, habilidades, e estimular o desempenho das pessoas. Também trabalha com questões mais latentes antes que se tornem um verdadeiro problema.

O termo pode ser traduzido como treino. Portanto, o coach é aquele que treina. Entretanto, o conceito de treinamento provém da fusão de ideologias de vários campos.

Assim, para além dos esportes, o termo treinador ou técnico vem sendo usado para se referir também àquele que se compromete com o resultado do outro e se interessa por ele. É aquele que acompanha e incentiva o desenvolvimento - hoje chamado de coach.

Atualmente, o coaching é considerado, em muitas empresas, uma abordagem positiva que, comprovadamente, traz resultados significativos para os colaboradores que querem explorar suas possibilidades e alcançar seus objetivos.

 

Lidiane Coelho

Master Coach & Trainer