Blog

04/11/2017

Aprenda 6 características de liderança com o coaching

Quando você pensa em um líder, o que vem a sua cabeça? Quais as características que ele precisa para estar ali e ser bem sucedido?

Liderar é um desafio e tanto, principalmente para quem ainda não tem conhecimento específico sobre o assunto e precisa aprimorar algumas características da personalidade. A verdade é que liderança é algo naturalmente desafiador, porém alguns lidam com isso de forma mais tranquila e outros encaram grandes desafios. A boa notícia é que o programa de coaching pode aprimorar quem já tem essa característica ou ainda ajudar o indivíduo a encontrar esse lado de liderança em sua personalidade.

Conhecendo as características de liderança

Quando você pensa em um líder, o que vem a sua cabeça? Quais as características que ele precisa para estar ali e ser bem sucedido? A resposta pode até variar, mas você certamente concordará que este profissional, para cumprir seu papel de forma eficiente, precisa das seguintes características:

Proatividade

Força de vontade

Boa comunicação

Bom relacionamento

Agilidade

Raciocínio

Esses são alguns dos traços importantes para que o profissional possa ser um bom líder. Mas como conseguir essas características? Será que você já não tem? Muita gente possui qualidades fundamentais para o mundo dos negócios, mas desconhecem e nem percebem isso devido a diversos fatores, como crenças limitantes.

O programa de coaching traz um plano completo de reconhecimento e acompanhamento dessa visão que impede o crescimento da pessoa, seja no âmbito profissional ou pessoal. O coach é o profissional capacitado para aplicar técnicas que vão ajudar a pessoa a observar mais longe, a conhecer melhor suas qualidades e reforça-las, principalmente no cotidiano do trabalho.

O resultado do programa de coaching para o líder

Os resultados para quem é ou reforça suas características de líder são muitos. Conhecendo a si mesmo, o líder consegue observar mais o comportamento de sua equipe, o que funciona melhor e quem funciona mais de acordo com cada tarefa. Além disso, o líder sabe direcionar bem sua comunicação, escolher as palavras para construir ainda mais uma empresa inteira.

Tudo isso vai influenciar no resultado final de qualquer organização. A questão de líder não se restringe apenas em administrar problemas, mas sim evitar que eles surjam desnecessariamente, por falta justamente de atenção ou cuidado de seus líderes e gestores. Podemos dizer que um bom líder trabalha a prevenção da prevenção, sempre de olho no horizonte, no que está por vir.

Além dos resultados, outra coisa que importante, que vem com o tempo, é a evolução. Todo colaborador gosta de estar numa boa empresa, um bom líder gosta de ter uma equipe preparada e motivada. Tudo isso vem com o empenho da liderança, surgindo dela um ciclo virtuoso, capaz de se alimentar e crescer mesmo com os desafios que naturalmente surgem no caminho dos negócios.

Lembre-se que além da motivação, a equipe realmente precisa ver o líder em prática, conquistando e envolvendo cada um da equipe. É a famosa distância entre a teoria e a prática. Um bom líder consegue diminuir esse comprimento e abraçar a equipe com atitudes e decisões certeiras. São grandes líderes que trazem grandes conquistas para qualquer empresa!

 

Vinicíus Almeida 

Master Coach & Trainer