Blog

15/11/2017

Como fazer uma transição de carreira de forma mais leve

Transições como deixar seu emprego atual para outra oportunidade ou se aposentar de sua carreira atual é geralmente muito mais difícil do que imaginamos. É fácil falar sobre sair, mas quando chega a hora, é difícil de fazer. O aspecto emocional de sair é difícil de entender, mas em uma recente leitura, sobre uma executiva de marketing comenta: Ela disse: "Meu trabalho era meu melhor amigo. É muito difícil deixar seu melhor amigo ", eu visualizei o rosto expressivo desta líder e como ela compartilhou seus sentimentos pessoais sobre deixar seu trabalho e sua organização. "Parecia que eu estava sendo promovida a cada poucos anos. Eu amei a empresa, meus colegas de trabalho e nossos clientes. Ir trabalhar foi uma alegria para mim ", ela escreveu, "E então um dia, era hora de partir. Doeu", disse ela.

"Uma oportunidade surgiu que eu não poderia deixar passar. Eu tenho que ir." Não importa onde você está em sua carreira ou como você se sente sobre seu trabalho atual e colegas, é bom pensar sobre o que você pode querer fazer se você deixar sua posição atual e como vai se sentir para sair. Para algumas pessoas que estão infelizes em sua posição atual, eles podem pensar que sair será apenas uma experiência feliz. Embora isso possa ser verdade, pode haver uma pessoa ou duas que você vai perder quando você sair ou uma parte específica do seu trabalho que você realmente gosta de fazer. Para aqueles como nossa executiva de marketing, que amam seus empregos, sair para outra oportunidade pode ser uma experiência muito emocional, e é importante pensar nisso antes de fazer a mudança.
 
Abaixo estão três perguntas para fazer a você mesmo enquanto considera analisar a nova oportunidade:
 
1. Vou fazer uma contribuição?
 
2. Vou encontrar significado?
 
3. Isso vai me fazer feliz?
 
Em seguida, vamos pensar em se aposentar: hoje as pessoas vivem muito mais tempo do que antes, e elas são muito mais saudáveis aos 65 anos. Pense nisso: se você tem a força e a energia para se tornar um líder bem sucedido, é improvável que essas características parem ou deixem de existir quando você deixar a sua empresa, então prepare melhor sua aposentadoria.
 
Descobri que a maioria das pessoas não quer "não fazer nada" durante todo o dia. Temos esperanças, sonhos, metas e ambições. Queremos contribuir para o mundo, torná-lo um lugar melhor, não "aposentar" dele para uma vida de "lazer". Como Coach, desejo isto todos os dias e trabalho muito para trazer de volta a nossa melhor versão, esta que sempre esta conosco.
 
Meu trabalho é retomar isto de onde parou, por algum motivo ou evento. Para a maioria de nós, dormindo até tarde, descansando na praia, melhorando nossas estatísticas de forehand e descansar o dia inteiro são grandes feitos por um tempo curto, mas não nos fascinam a longo prazo.
 
Os mais felizes profissionais que fizeram a transição que eu conheci ainda estão fazendo uma contribuição para o mundo, eles estão encontrando significado e satisfação no que eles fazem hoje - não apenas refletindo sobre o que fizeram ontem.
 
Pense em "vida após o trabalho" e pergunte a si mesmo estas três perguntas:
 
1. Como posso continuar a fazer uma contribuição?
 
2. Como posso encontrar significado?
 
3. O que me fará feliz?
 
Você pode ter 20 ou mais anos para viver depois que seu trabalho principal terminar. Como você pode fazer esse tempo contar para você e as pessoas ao seu redor?
 
Agora é um bom momento para começar a planejar. Posso te ajudar nisto, sua transição de carreira depende das perguntas acima descritas e de 
seu preparo. E isto, como anda?

Juliano Gazola
Master Coach & Trainer