Blog

15/05/2017

Consolidando a Mudança

por Claudia Bachinski

As crenças limitadoras são convicções que trazemos conosco e que nos impedem de realizar os nossos sonhos, nossos projetos e de viver uma vida plena. Neste artigo quero trazer uma reflexão acerca do que precisamos fazer para termos uma mudança verdadeira, aquela que seja duradoura e consistente.

Geralmente as pessoas não investem energia num processo de mudança porque acreditam inconscientemente que ela será temporária, sem sustentação. E então acabam por adiar a mesma, e muitas vezes nem iniciam um processo de mudança por não confiar na mesma.

Anthony Robbins apresenta no seu livro "Desperte o Gigante Interior", três passos que ele considera serem princípios fundamentais para mudar sua vida. São princípios que podem serem aplicados imediatamente para provocar a mudança desejada, mesmo sendo simples são extremamente poderosos quando bem aplicados. Estes princípios são os mesmos que podem serem aplicados para provocar a mudança no sentido pessoal ou para maximizar o potencial de uma organização.

Primeiro passo você deve elevar o seu padrão. O que representa isso na prática? Pense sobre aquelas coisas que você não tolera mais, as coisas que você não está mais disposto a aceitar em sua vida, e em todas as aspirações que você tem. Faça uma lista das mesmas. Pense nas consequências disso em sua vida a longo prazo, nas organizações, quando as pessoas decidirem dar o melhor de si, elevando o seu padrão. O Filósofo Mário Sérgio Cortella, nos diz que é preciso fazer o nosso melhor nas condições que temos, pode não ser a melhor condição, mas enquanto não a tivermos, precisamos fazer o nosso melhor. Isso é elevar o padrão. Temos exemplos inspiradores, como de Leonardo da Vinci, Abraham Lincoln, Mahatma Ghandi, Martin Luther King, e muitos outros, que elevaram seus padrões, não aceitando menos. E o mesmo poder que eles tiveram você pode ter, se tiver coragem. Mudar a si próprio é o primeiro passo para mudar sua vida, uma organização ou um país.

O segundo passo, é preciso que você mude suas convicções. De nada adianta você desejar elevar seu padrão, se pensar que não conseguirá o que tem desejado, isso é auto sabotagem. Sendo assim, nem irá tentar, pois não terá a convicção necessária que tornaria possível o uso da capacidade que está dentro de você. Agimos conforme o nosso sistema de convicções. As convicções são o modelo que nos fazem agir da forma como agimos, por isso, se queremos um padrão elevado, se queremos avançar no sentido de realizar algo é importante que nossas convicções de que podemos realizá-las sejam claras, antes mesmo de fazê-las. Você pode elevar seu padrão o quanto quiser, porém se não tiver o controle do seu sistema de convicções, não terá a força necessária para atingi-los.

E o terceiro passo para consolidar a mudança, é necessário ter as melhores estratégias. Se você tem claro o padrão mais elevado que deseja, possuí as convicções necessárias, então, encontrará as estratégias, ou seja, os meios para atingi-lo. Para Anthony Robbins, uma das melhores estratégias na maioria dos casos é encontrar um modelo. Ou seja, alguém que já esteja alcançando os resultados que você almeja, e aprenda com ele. Entenda quais são os modelos de convicções desta pessoa, como pensa e age. Desta forma poupará tempo e será muito mais eficaz. Partindo do modelo, você poderá aperfeiçoá-lo, melhorar os detalhes e torná-lo ainda melhor.

Agora, te convido a pensar em como são seus padrões hoje? Que padrões deseja para sua vida pessoal e profissional? Seu sistema de crenças está permitindo que você eleve seus padrões? Ou está impedindo-o de agir? E por final, quais as estratégias que usas, quem são seus modelos de padrão elevado, de excelência?

Lembre-se que você é resultado das suas ações.

 

Claudia Bachinski

Psicóloga & Coach