Blog

06/02/2018

O que é Coaching? Como ele pode me ajudar.

Tire suas dúvidas sobre este método.

Há muitas definições diferentes para coaching. Você pode explorar a Internet e ir para diferentes escolas de coaching, coaches e associações de coaches, e todos eles têm diferentes definições de treinamento. Se você pedir 10 pessoas diferentes na indústria "o que é coaching?", Você provavelmente receberá 10 respostas diferentes. Algumas pessoas definem o coaching de forma muito estreita. Existe essa profissão chamada terapia e esta outra profissão chamada consultoria, e o coaching é a linha fina entre eles. 
 
Podemos conceituar o coaching como o processo de apoiar pessoas para se conhecerem melhor e se desenvolverem e, dessa forma, dar suporte nas conquistas de sua autonomia.
 
Cada vez mais organizações e indivíduos investem em processos de coaching para obter um diferencial competitivo no mercado. Um gestor pode precisar de um coach para ampliar sua competêncais como lider, um executivo para melhorar a sua comunicação com a equipe, um empresário poder ver a sua empresa de forma diferente e quebrar algumas "crenças"sobre o processo. Você pode precisar de um coach para ter uma nova oportunidade do mercado entre várias possibilidades.
 

Principais termos

 
coaching é um processo de maximização e desenvolvimento de performance do indivíduo, trabalhando os comportamentos necessários para ele conseguir alcançar a meta traçada.
 
O coach é o profissional que traz o apoio, suporte, para o cliente. O plural do coach é coaches.
 
O coachee é o cliente, aquele que passa pelo processo de coaching porque deseja alcançar determinado resultado. 
 

Diferenças

 
Acontece, porém, que ainda é comum existir uma grande confusão sobre o tipo de serviço prestado pelos coaches. Muitos ainda confundem o coaching com mentoring, consultoria, aconselhamento e terapia. 
 
De forma simplificada, podemos estabelecer as seguintes diferenças:
 
Coaching: processo em que um profissional (coach) utiliza perguntas e ferramentas para atingir as metas definidas pelo seu cliente (coachee), estimulando-o a realizar todo o seu potencial. O coach não precisa conhecer a área de atuação de seu coachee.
 
Aconselhamento: atividade específica realizada por um profissional (conselheiro) cujo objetivo é ajudar a pessoa a tomar decisões na esfera profissional ou pessoal.
 
Mentoria: realizada por profissional (mentor) com profunda experiência em uma determinada área que guia a formação de um profissional.
 
Consultoria: atividade no qual um profissional (consultor) é contratado para mapear, avaliar e diagnosticar processos ineficientes, oferecendo propostas de solução dentro de uma determinada área de atuação.
 
Terapia: processo em que um profissional (terapeuta) ajuda seu cliente a superar questões emocionais e psíquicas que o impedem de se relacionar.
 

Benefícios do Coaching

 
Estabelecidas as distinções, vejamos alguns dos diversos benefícios do processo de coaching:
 
Autoconhecimento e quebra de paradigmas;
 
Desenvolvimento de competências e superação de crenças limitantes;
 
Ganhos de performance e aumento da produtividade;
 
Foco na solução;
 
Assertividade e melhor gestão do tempo.
 

Como funciona?

 
Por meio de encontros semanais (até 90 minutos), o coach trará o apoio ao coachee, provocando o estímulo na identificação e expressão de seus valores e potenciais que irão ajudá-lo a atingir suas metas. Trata-se de um processo de atitude e transformação.