BLOG / Ferramentas

31 Filmes para desenvolver a liderança.

19/10/2018

 

Se você está procurando inspirar sua equipe para aumentar a inovação, ou está pessoalmente procurando melhorar suas próprias habilidades de liderança, aqui estão 31 filmes motivacionais que mudarão sua perspectiva de liderança.

1. A Espera de um Milagre (1999)

Sinopse: Nesta adaptação de Stephen King, Paul Edgercomb (Tom Hanks) está encarregado de uma instalação no corredor da morte em Lousiana, onde ele começa a questionar se John Coffey (Michael Clark Duncan) é culpado.
Motivação: Apesar de confrontado com dilemas morais e até mesmo sobrenaturais, o personagem de Tom Hanks é capaz de manter a ordem e o respeito de seus representantes.

2. Gênio Indomável  (1997)

Sinopse : Sean Maguire (Robin Williams) é convidado a ser um terapeuta para Will Hunting (Matt Damon), um zelador do MIT com um QI genial.
Motivação : Todos os funcionários são diferentes, mas este filme mostra como a relação com as pessoas em um nível pessoal pode criar fortes laços.

3. Million Dollar Baby (2004)

Sinopse : Maggie Fitzgerald (Hilary Swank) quer se tornar um boxeador de classe mundial. Ela pede a ajuda de um treinador relutante (Clint Eastwood) neste filme motivacional.
Motivação : Existem diferentes estilos de liderança, e às vezes sendo severos e exigentes podem produzir resultados.

4. Apanha-me se puderes (2002)

Sinopse : O agente do FBI Carl Hanratty (Tom Hanks) é encarregado de encontrar um jovem criminoso (Leonardo DiCaprio), mesmo quando ele muda de local, nome e ocupação.
Motivação : Hanratty é uma pessoa bruta e hostil, mas mostra como líderes não tradicionais podem produzir resultados.

5. Hotel Ruanda (2004)

Sinopse : No meio de um genocídio em Ruanda, um gerente de hotel (Don Cheadle) abriga refugiados em um hotel para salvá-los da morte certa.
Motivação : Embora a  qualidade humanitária de Paul Rusesabagina (Don Cheadle) brilhe neste filme, o papel da delegação e a rápida tomada de decisão não devem ser negligenciados.

6. Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Sinopse : Em um internato de elite em Vermont, John Keating (Robin Williams) inspira seus alunos através da poesia.
Motivação : John Keating sempre mantém no coração os melhores interesses de seus alunos, uma lição que pode ser aplicada a qualquer setor.

7. Coach Carter (2005)

Sinopse : Em uma escola difícil, Ken Carter (Samuel L. Jackson) motiva um grupo de jovens a se unirem para atingir metas dentro e fora da quadra de basquete.
Motivação : Parte da liderança é responsabilizar as pessoas por suas ações, mas também incutir esse valor nos outros.

8. Homens de Honra (2000)

Sinopse : Ao tentar se tornar o primeiro mergulhador negro na Marinha dos EUA, Carl Brashear (Cuba Gooding Jr.) deve superar preconceitos e discriminação para alcançar seu sonho.
Motivação : A expressão clichê “liderança pelo exemplo” está sempre presente neste filme motivacional, pois Carl Brashear deve perseverar para romper as barreiras raciais.

9. Lean on Me (1989)

Sinopse : Quando uma escola secundária é destruída por gangues e narcóticos, um superintendente de Nova Jersey procura Joe Clark (Morgan Freeman) para mudar as coisas.
Motivação : Joe Clark representa sacrifício e paixão na liderança neste filme biográfico.

10. Um Sonho de Liberdade (1994)

Sinopse : Depois de receber uma sentença de prisão perpétua por assassinar sua esposa e seu amante, Andy Dufresne (Tim Robbins) deve cumprir pena em uma prisão por um crime que não cometeu.
Motivação : Em jogo neste filme é um líder impulsionado pela ganância e interesses próprios, qualidades que podem separar qualquer grupo.

11. Duelo de Titãs (2000)

Sinopse : No auge do Movimento pelos Direitos Civis, Herman Boone (Denzel Washington) e Bill Yoast (Will Patton) trabalham com um time de futebol americano em uma escola recém-integrada na Virgínia.
Motivação : Líderes não existem no vácuo. Trabalhar com outros líderes que possam ter um estilo de liderança diferente é inevitável.

12. Como Elouquecer seu chefe (1999)

Sinopse : Após um acidente bizarro durante a hipnoterapia, Peter Gibbons (Ron Livingston) é deixado em um estado de felicidade indefinida. Ele navega seu trabalho e vida pessoal de novas maneiras.
Motivação : Este filme acontece, como o título sugere, em um escritório. E, embora cômicas, as interações refletem alguns aspectos negativos da cultura corporativa.

13. O Aviador (2004)

Sinopse : Este filme biográfico segue a vida de Howard Hughes (Leonardo DiCaprio), um pioneiro da aviação que encontra alegria e depressão em seu sucesso.
Motivação : Aprender a equilibrar a vida como líder enquanto se desenvolve pessoalmente é um ato difícil para muitos, como retratado neste filme.

14. Pantera Negra (2018)

Sinopse : Neste filme do Universo Cinematográfico da Marvel, o super-herói Pantera Negra (Chadwick Boseman) é confrontado com uma luta de poder pela sua terra natal, Wakanda.
Motivação : Este filme repleto de ação explora o equilíbrio de levar as pessoas próximas a você enquanto reconhece o mundo como um todo.

15. McFarland, USA (2015)

Sinopse : Em uma pequena cidade no Texas, Jim White (Kevin Costner) lidera um grupo de estudantes latinos que se destacam na corrida.
Motivação : O personagem interpretado por Kevin Costner utiliza uma grande variedade de ferramentas motivacionais para ajudar sua equipe a ter sucesso.

16. Apollo 13 (1995)

Sinopse : Em uma missão à lua, um tanque de oxigênio explode, deixando um trio de astronautas em grave perigo.
Motivação : Confiança é um tema central deste filme, pois os líderes dependem de seus funcionários para resultados rápidos e precisos, pois suas vidas dependem dela.

17. Lincoln (2012)

Sinopse : Quando a Guerra Civil chega ao fim, o Presidente Abraham Lincoln convence o Congresso a abolir a escravidão de uma vez por todas nos Estados Unidos.
Motivação : O trabalho nos bastidores é o que obtém resultados. A vitória de Abraham Lincoln na 13ª Emenda foi conquistada principalmente fora do plenário do Congresso.

18. Capitão Phillips (2013)

Sinopse : Enquanto na costa da Somália, a embarcação americana Maersk Alabama é capturada por piratas, deixando o capitão em uma situação precária.
Motivação : Neste filme, o Capitão Phillips (Tom Hanks) segue o protocolo antes mesmo de o navio ser capturado, garantindo que sua tripulação esteja pronta para situações de tormenta.

19. Wall Street (1987)

Sinopse : Um jovem corretor de ações (Charlie Sheen), faz amizade com um mentor em Gordon Gekko (Michael Douglas), enquanto os dois enfrentam Wall Street.
Motivação : Mesmo que não seja formalmente definida, a liderança é encenada em situações cotidianas, para melhor e para pior.

20. Amor sem escalas (2009)

Sinopse : Como uma jovem funcionária (Anna Kendrick) procura mudar o modelo de negócios de uma empresa, um veterano (George Clooney) mostra-lhe como isto impacta na vidas pessoas,  para se certificar de que ela entende o impacto de sua proposta. 
Motivação : Entender diferentes pontos de vista é parte da liderança, assim como assegurar que os outros apreciem esse valor. O filme retrata também como uma demissão pode ser um motivador positivo.

21. Invictus (2009)

Sinopse : Depois de ser eleito presidente da África do Sul, Nelson Mandela usa uma ferramenta improvável para unir um país.
Motivação : Os resultados nem sempre são numéricos. Entender o valor em coisas intangíveis é uma habilidade difícil de aprender. O filme é uma aula de como construir uma pais unido e focado.

22. Moneyball (2011)

Sinopse : Contra décadas de sabedoria convencional do beisebol, Billy Beane (Brad Pitt) reestrutura os Oakland A's para ganhar jogos com um orçamento limitado.
Motivação : Testar novos limites terá um retrocesso, mas os riscos podem criar grandes oportunidades.

23. Mestre e Comandante: O Lado Mais Distante do Mundo (2003)

Sinopse : Encarregado de capturar um importante navio francês na costa da América do Sul, o Suprise não medirá esforços   para completar sua missão.
Motivação : Passar muito tempo com alguém é difícil, especialmente quando em mar aberto.

24. Treze Dias (2000)

Sinopse : Durante a Crise dos Mísseis de Cuba, o filme acompanha o presidente John Kennedy (Bruce Greenwood) e sua equipe enquanto trabalham para evitar uma guerra global.
Motivação : É fácil ser líder nos bons tempos, mas administrar uma crise é outra história.

25. Milagre (2004)

Sinopse : Um grupo de jogadores de hóquei universitários competem nas Olimpíadas de 1980 com o objetivo de perturbar a equipe dominante da União Soviética.
Motivação : O valor do grupo deve ser maior que a soma de suas partes, mas isso só acontece com a liderança.

26. Hoosiers (1986)

Sinopse : Em uma pequena cidade em Indiana, Norman Dale (Gene Hackman) lidera uma equipe de ensino médio a novas alturas neste filme de basquete.
Motivação : Ninguém é perfeito  na primeira vez, o desenvolvimento é a chave para o sucesso.

27. Norma Rae (1979)

Sinopse : Depois de longas horas de trabalho e condições de trabalho severas, Norma Rae (Sally Field) reúne seus colegas de trabalho para exigir melhor.
Motivação : É fácil sentar e esperar que os outros tomem a iniciativa, mas os verdadeiros líderes agem primeiro.

28. Hora mais sombria (2017)

Sinopse : Poucos dias depois de se tornar o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Winston Churchill (Gary Oldman) deve resistir à pressão da Alemanha, seu próprio partido e do público durante a Segunda Guerra Mundial.
Motivação : Dar desejos aos que têm mais poder não ajuda a organização como um todo. Churchill entendeu que o caminho difícil era necessário.

29. Discurso do Rei (2010)

Sinopse : O Rei George VI (Colin Firth) pede a ajuda de um terapeuta da fala (Geoffrey Rush) para superar sua gagueira.
Motivação : Neste filme motivacional, o subordinado se torna o líder e mostra que os líderes são tão fortes quanto aqueles que os seguem.

30. O Diabo Veste Prada (2006)

Sinopse : Uma recém-formada (Anne Hathaway) consegue um emprego dos sonhos apenas para descobrir que sua chefe (Meryl Streep) é inescrupulosa e exigente.
Motivação : Apesar de cômico, este filme mostra a liderança dando errado com expectativas mal administradas.

31. O Último Samurai (2003)

Sinopse : Enquanto o Japão se move em direção a uma economia e governo modernizados e globalizados, os Samurai lutam para manter seu estilo de vida intacto.
Motivação : Moritsugu Katsumoto (Ken Watanabe) incorpora o ideal de liderança de abnegação e sacrifício.
 

PESQUISAR

CATEGORIAS

POSTS MAIS LIDOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×