BLOG / Ferramentas

As 3 ferramentas de gerenciamento de projetos que toda empresa deveria usar!

26/04/2019

A história é sempre a mesma. Dois sócios tem uma ideia que pode mudar o mundo. Eles começam o desenvolvimento do protótipo e saem a rua para validar a proposta de valor. Aprendem muito, realizam mudanças no MVP - Produto Minimo Viável e retornam para o escritório para fazer ajustes. Em determinado momento o projeto começa a ter resultados concretos. Na verdade, nem podemos mais chamar de projeto, agora é uma empresa com CNPJ, endereço e muitos, muitos sonhos. Nesse momento, uma boa ferramenta de gerenciamento de projetos pode ajudar bastante.

 

2 ferramentas de gerenciamento de projetos que vão revolucionar seu negócio:

No início da jornada empreendedora os sócios fazem um pouco de tudo. Do atendimento ao cliente, desenvolvimento de código ou até empacotam os produtos. Isso é normal no desafio de trazer os primeiros 100 clientes. Mas, o que acontece quando as coisas começam realmente a dar certo?

Está é a hora de planejar mais a estratégia da sua empresa e uma boa ferramenta de gestão de projetos pode ajudar muito em focar apenas nas atividades realmente eficazes, garantindo que as coisas certas sejam feitas, com o menor uso de recursos e tempo possível.

Como usar e integrar a ferramenta de gerenciamento de projetos ideal para você?

Organizar, analisar e comunicar. Dentre as diversas atividades que um gestor de projetos deve executar, estas estão entre as principais. E com as ferramentas de gerenciamento de projetos que selecionamos, você poderá fazer isso com agilidade e de forma integrada. Organize com o Trello, analise (e gerencie também, se quiser) com o Google Sheets.

 

Trello:

Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos on-line completamente visual e intuitivo. Perfeito para micro e pequenos empreendedores.

Ela permite que você crie boards (ou quadros) e – em cada board – crie um fluxo de atividades. Normalmente startups adotam um modelo de To Do, Doing Done e realizam pequenas customizações de acordo com o perfil dos sócios e da gestão.

No IMC, além das colunas mencionadas acima, nós também temos colunas com ideias – que são projetos de longo prazo – e próximas integrações, que faz parte da natureza da nossa empresa.

O conceito básico desta ferramenta para gestão de projetos é que você migre os “cards” (ou cartões) entre colunas, evoluindo as tarefas do seu dia-a-dia. Tarefas podem ter mais de um responsável e por isso que, na imagem abaixo, há mais de um membro associado. Os cards podem ser estilizados em cores para repassar um senso de urgência. Ou apenas para associar a uma determinada área dentro da empresa. O Trello é uma excelente ferramenta de gerenciamento de projetos e você pode começar a usá-la gratuitamente.

 

Google Sheets:

O Google Sheets é um aplicativo ótimo que, além de aplicações para CRM, Gestão de Estoque, Controle Financeiro e Orçamentário, também pode ser usado como ferramenta para gerenciamento de projetos. Ele permite ao usuário criar, editar e colaborar com documentos criados à partir do serviço de planilhas online no Google Drive.

No IMC, nós usamos a planilha do Google Sheets para gerenciamento de  turmas, gestão da ISO, Gestão do Parcerios, organizando objetivos críticos a cada 3 meses. Essa planilha nos ajuda a saber aonde queremos chegar.

Este processo de planejamento é ótimo para toda a equipe, porque:

- Garante que o time possa entregar o melhor produto para o usuário;

- Garante que o time trabalhe com eficiência à partir de um propósito claro;

- Garante que todos estejam alinhados em relação ao direcionamento estratégico da empresa e a visão de médio prazo;

- Garante que todos os membros possam contribuir para o sucesso da empresa, participando e opinando.

Estas são algumas ferramentas que você pode usar na sua empresa, mas se você ainda é um pouco "analógico" e gosta das coisas mais "visuais" aqui você pode baixar esta ferramenta chamada📎 Planeja Fácil 🔙 que permite ter uma visão macro do seu planejamento. É aquela lá de cima da foto deste artigo.

Autor: Hélio Bernardon Junior

Fonte: Site da PLuga

PESQUISAR

CATEGORIAS

POSTS MAIS LIDOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×