BLOG / Artigo

Você já ouviu falar de gestão comportamental? 

25/03/2020

A gestão comportamental é uma ferramenta que tem sido muito utilizada pelos setores de RH mais desenvolvidos, têm como base o perfil comportamental dos colaboradores na busca de diminuir o índice de rotatividade e aumentar a produtividade. Estamos diante de um cenário bem competitivo quando o assunto é geração de resultados e para sair na frente, levar em consideração o perfil comportamental de cada funcionário pode ser a peça chave, entender como cada pessoa reage a determinadas situações, competências que possui, grau de satisfação com o ambiente inserido, qual é o estado atual do seu colaborador interfere diretamente no resultado que se quer alcançar, nunca foi tão importante se ter as pessoas certas no local certo. 

 

O que levar em consideração na implementação da gestão comportamental:

1 - Quem é o seu líder? 

Para que a gestão comportamental seja eficaz ela precisa ser aplicada aos líderes de equipes, fazer a análise do perfil comportamental para entender como é o comportamento da pessoa que está a frente das equipes é extremamente importante, pois os líderes têm um alto poder de influência sobre seus liderados.  

2 - Diminua as tensões do ambiente de trabalho 

Crie ambientes onde o colaborador se sinta a vontade para expor o que está atrapalhando o seu desempenho, proponha dinâmicas que envolvam diálogo entre os colaboradores para assim conseguir sanar problemas que surgirem de forma mais harmônica pela boa relação que os colaboradores possuem. 

3- Motivação 

O que você está fazendo hoje para motivar seus colaboradores ? Pense um pouquinho agora sobre o que você poderia fazer para motivá-los ainda mais, pequenas mudanças também fazem grande diferença. Se você não sabe pergunte a eles.

4- Defina o perfil 

Definir o perfil do colaborador que sua empresa realmente precisa é extremamente importante para não se cometer erros na hora da contratação e esse processo só é possível com através da gestão comportamental avaliando as características exigidas pela vaga e fazendo uma visão ampla do perfil do candidato sabendo assim se a pessoa possui as competências para desenvolver determinada função.  

5- Perfil Comportamental 

 Realize um mapa comportamental dos colaboradores da sua empresa, sabendo o perfil comportamental de cada um você entende melhor quais as forças e fraquezas que aquele colaborador possui tendo assim uma visão mais ampla na hora de distribuir tarefas, realizar planejamentos e promoções em cima de cada perfil. Como consequência ter um significativo aumento da produtividade pois cada pessoa desempenha a função correta de acordo com seu perfil.

6- Avalie os resultados 

Mensurando os resultados de desempenho você será capaz de apontar ao próprio colaborador quais foram os determinados comportamentos em algumas ações e quais comportamentos a empresa espera que ele possua. O processo de gestão comportamental corretamente conduzido pelo setor de RH consegue mostrar todas as reações positivas e negativas de cada colaborador diante das tarefas que lhe foram confiadas.

 

Fazer a aplicação de um processo como este exige muita responsabilidade e engajamento do profissional envolvido, ele se torna responsável por mensurar erros e acertos e com isso são peça chave para mudanças comportamentais satisfatórias dos colaboradores. A gestão comportamental é uma metodologia extremamente eficaz para otimizar os resultados minimizando erros na escolha de contratações, desligamentos e promoções.

 

Ferramentas para auxiliar na gestão comportamental:

- Disc Assessment e pesquisa de clima organizacional.

Livros:

- Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes — Stephen R. Covey

- Como fazer amigos e influenciar pessoas —Dale Carnegie

- Comunicação Não-Violenta — Marshall B. Rosenberg

Gestão e Comportamento Humano nas Organizações -  Chamon,Edna Maria Querido de Oliveira,Chamon,Edna Maria Querido de Oliveira

- A Quinta Disciplina - Peter Senge.

Filmes:

- Amor sem escalas: Motivação;

- Você vai conhecer o homem dos seus sonhos: comunicação assertiva;

- A Marcha dos pinguins : trabalho em equipe;

- Happy Feet: respeito e compreensão com as diferenças individuais.

 

Ficou com alguma dúvida sobre gestão comportamental? Fale com a nossa equipe através do email: contato@institutomentorcoach.com.br

PESQUISAR

CATEGORIAS

POSTS MAIS LIDOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×