BLOG OXIGÊNIO / Artigo

4 maneiras de melhorar a liderança remota

29/07/2020

Existem dezenas de milhares de livros escritos sobre como liderar remotamente ou à distância. Por quê? Porque é muito difícil, e os gerentes precisam trabalhar ativamente.

Como é muito provável que sua equipe tenha se tornado remota recentemente, ou você esteja prestes a fazer a transição, é uma boa ideia saber o que está esperando por você e de como tirar o melhor proveito de uma situação difícil.

Para ajudar, criamos uma lista das quatro principais coisas a serem focadas quando você começa a liderar sua equipe remotamente.

 

4 principais coisas para se concentrar

1. Supercomunicar

Em caso de dúvida, comunique demais! Como é entre o governo e o público, a comunicação é essencial entre sua empresa e seus funcionários agora mais do que nunca. Em tempos de incerteza, as sementes da dúvida são facilmente plantadas, por isso é importante manter as linhas de comunicação abertas, para acalmar essas dúvidas e deixar as mentes à vontade.

É fundamental comunicar também o que está acontecendo no nível organizacional, incluindo o que está acontecendo na empresa, com os clientes e com seu objetivo comum. A comunicação em torno disso é extremamente importante, portanto, compartilhe mais sobre o que está acontecendo em todos os departamentos - e não apenas do qual os membros da sua equipe fazem parte - para garantir que os funcionários sintam constante e consistentemente como se soubessem o que está acontecendo.

 

2. Seja acessível

Garanta que nenhum membro da equipe sinta menos acesso a você do que outros, estar acessível e disponível para todos igualmente. Você tem uma oportunidade única de liderar pelo exemplo e se conectar à sua equipe de uma maneira nova e significativa. Portanto, aproveite essa oportunidade e, ao iniciar essa (nova) aventura de trabalho remoto, entre em contato com os membros da sua equipe regularmente para ver como eles estão gerenciando essa nova maneira de trabalhar e viver.

 

3. Conecte os membros da equipe um ao outro

Certifique-se de que os funcionários se sintam conectados aos seus colegas. Isso pode ser realizado por meio de happy hours da equipe virtual, um cronograma organizado de conversas individuais ou um programa de mentoria ponto a ponto. Este último não apenas incentiva conversas significativas e construtivas, mas também cria objetivos compartilhados, oferece oportunidades de aprendizado e cria uma rede de apoio em que todos podem confiar.

Ele também compartilha a carga emocional que acompanha a liderança durante esses tempos. Assim como seu pessoal, você é humano - e também está passando por um momento incomum. Conectar melhor sua equipe a micro-redes, círculos de orientação ou grupos de trabalho não apenas os auxilia, como também ajuda.

 

4. Faça com que todos se sintam ouvidos

Quando você realiza suas reuniões de grupo, procure incluir e equilibrar o tempo de antena para que todos se sintam vistos e ouvidos. Em sua agenda, inclua um tempo para o feedback de todos e sugestões sobre os tópicos mais prementes. Isso permitirá que todos os membros de sua equipe sintam que sua opinião é valorizada por você e valiosa para a empresa em geral.

Liderar de uma nova maneira em tempos como esses pode parecer esmagador, mas você deve saber que há muito apoio em termos de recursos disponíveis e de pessoas que estiveram lá e fizeram isso que podem ajudar! Você também pode se beneficiar de um programa de orientação e explorar esse rico poço de conhecimento que os outros possuem. Encontre um mentor com anos de experiência na liderança de equipes remotas - alguém que possa lhe dar dicas e ajudá-lo a sair desse período de transição como uma estrela brilhante!

 

O trabalho remoto existe há muito tempo e continuará sendo praticado mesmo após o término da auto-quarentena. Felizmente, hoje temos a tecnologia para realizar nosso trabalho enquanto nos comunicamos e colaboramos de forma eficaz e em tempo real. Implemente as ferramentas necessárias para compartilhar as melhores práticas, aprender com novas pessoas, armazenar e capturar dados, continuar conversas importantes de trabalho e  conectar-se  umas  às outras.

mentorin

 

Materia originalmente disponível em: https://mentorloop.com/blog/remote-leadership/

PESQUISAR

CATEGORIAS

POSTS MAIS LIDOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×