BLOG / Artigo

Em um relacionamento sério com a Inteligência Emocional.

12/06/2019

De todos os nossos relacionamentos, sem dúvida, os mais íntimos e intensos são os relacionamentos amorosos. São os casais que enfrentam os mais constantes desafios em suas relações. 

Relacionamentos por si só são complexos, casais se enquadram neste contexto, pois emocionalmente cada pessoa é diferente uma da outra e para que o relacionamento comece a dar certo, um precisará entender e conhecer melhor o outro. Além disto, será necessário criar um modo único e benéfico para que possam harmonizar a relação e isto pode ser uma tarefa difícil. 

Vamos entender como a Inteligência Emocional pode ser uma grande aliada, quando falamos de relacionamentos.

Para que você conheça o conceito: Inteligência Emocional também está relacionado a Inteligência Social e foi criada pelo psicólogo Daniel Goleman, atualmente considerada o comportamento comum de pessoas de sucesso, que reforçamos neste artigo “6 atitudes que vão alavancar sua carreira”.

Nos relacionamentos, entendemos que todos os casais querem administrar sua relação da melhor forma e buscam ser emocionalmente fortes e capazes de tomar as melhores atitudes em quaisquer circunstâncias. Contudo, ao desenvolverem laços e emoções mais sinceras, vai ficando cada vez mais difícil ter atitudes naquele momento que não sejam exclusivamente baseadas em sentimentos.

A rotina e o convívio também são facilitadores para que isto aconteça e, os casais precisam estar atentos para que estes sinais não deixem a relação tornar-se tóxica e chegar em um ponto destrutivo para a saúde mental de ambos.

A Inteligência Emocional tem o papel de ajudar a controlar nossas reações, para pensarmos e agirmos de forma mais racional, não deixando que a emoção tome conta e atrapalhe nossas decisões. Mas, para que isto se torne um hábito, e seja tomado de forma inconsciente, para ter um relacionamento emocionalmente forte, é preciso manter a calma, tentar entender melhor a atitude do outro, reconhecer os defeitos e até aceitar as diferenças caso o relacionamento esteja valendo a pena continuar.

 

4 DICAS PARA MELHORAR SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO RELACIONAMENTO

Desapegue do Controle:

Emocionalmente o controle é um dos principais vilões nos relacionamentos, algumas pessoas até tratam seus parceiros como posses. Mudanças incríveis acontecem quando paramos de tentar controlar, aquilo que não pode ser controlado, experimente!

Separe o passado, do presente, do futuro:

Às vezes o presente pode ser pesado, o passado pode um abrigo para lembranças boas ou o futuro de promessas melhores. Casais emocionalmente fortes precisam aprender a viver cada uma destas etapas de forma inteligente e unidos, separando a intenção positiva de cada uma delas e seguir em frente.

Para o stresse, gentileza!

A gentileza desarma qualquer sentimento ruim e menoriza as reações que podem causar. Ela fortalece os relacionamentos, não é um comportamento de fraqueza ou de ingenuidade, mas sim que requer muita força e coragem de quem a toma nestas situações.

Aprenda a controlar seus sentimentos:

Pessoas emocionalmente fortes identificam os sentimentos que sentem, controlam suas palavras, suas reações antes de tomar qualquer atitude. No relacionamento é importante conhecer melhor o outro, pois o casal precisa entender os comportamentos ruins que podem prejudicar a relação.

 

Todos nós invejamos pessoas que administram bem seu trabalho, seu dinheiro, sua família e sua vida. Manter um relacionamento que o casal é emocionalmente forte, não significa uma vida fácil para ambos, mas sim uma relação mais forte, mais estável e mais duradoura. 

Neste dia dos namorados, que tal investir em vocês e, além de traçar metas, aprender a controlar melhor as emoções, estudar novos conhecimentos, passar um tempo juntos, conhecendo seu amor de uma forma diferente?

 

TREINAMENTO VIVENCIAL LOCUS

PESQUISAR

CATEGORIAS

POSTS MAIS LIDOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×